Olá ontem foi o dia do bartender, mais como a vida do bartender é corrida rs eu acabei esquecendo, mais me lembrei hoje e resolvi escrever atrasado rs.
Gostaria de publicar uma matéria que mostre o quanto vale essa profissão e o quão interessante ela pode chegar a ser. Como a maioria sabe, o bartender é responsável por preparar e servir bebidas, tanto simples quanto compostas. A atividade é um tanto quanto sofisticada, pois um bom bartender deve ter conhecimento de hotelaria, gestão empresarial e, lógico, saber quais são os diferentes tipos de bebidas (alcoólicas e não alcoólicas). Além disso, tem que saber a origem delas, seu processo de elaboração, quais são as doses certas, quais bebidas podem ser misturadas e em quais copos elas devem ser servidas. ("alem disso deve ser psicologo")rs.
Hoje em dia, o bartender também deve saber como preparar cafés especiais na funçao de (barista) que está crescendo muito no mercado e conhecer bem como funcionamento de todo o bar. Estes profissionais, geralmente, dominam todos os protocolos de comportamento e devem ter uma relação muito especial com os seus clientes. Nem todos os clientes, assim como nem todos os bares, são iguais, por isso este profissional deve ter um grande poder de adaptação.
Normalmente, um bom bartender conta com ajudante a seu lado. Como a profissão exige muito cuidado alguns bartenders são ciumentos com seus equipamentos, carregando-os para todos os lados junto com um livro de coquetéis. Aqueles que trabalham em zonas turísticas, além de tudo isso têm que saber, pelo menos, 2 ou 3 idiomas.
A profissão no Brasil
A mudança nos hábitos de beber do público e as exigências destes profissionais têm evoluído bastante nos últimos tempos, a mais conhecida é a mixologia que é assunto para uma outra matéria, tanto assim que atualmente existem diversos congressos e concursos internacionais para esta profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário